Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Um olhar sobre a ilha do Combú

Produções dos alunos: Lucas, Érica e Dayla. 
Turma: 703





Os alunos foram ao laboratório de informática produzir um texto sobre a ilha do Combú


A ilha do Combú.
  
 Conheci a ilha do Combú, através do passeio da escola. Lá conheci muitas árvores, em especial a Samaúma, que é conhecida por seu tamanho. É uma árvore pobre mas sua beleza é impressionante ; ela  vive aproximadamente 400 anos. Produz plumas e delas são feitos  colchões,travesseiros e etc. Antigamente,  os astecas a chamavam de árvore sagrada.                                                                                                                        
    A ilha do Combú é um ecossistema de várzea. É rica em açaí, bacuri e andiroba.  É localizada no meio da bacia Amazônica.
    No meio da trilha, fomos surpreendidos por uma  aranha macaca -  que    é chamada por esse nome porque ela pula.
   Os moradores da ilha vivem do que plantão. Lá, não há energia elétrica. E é preciso o uso de bateria para se fazer algo. Os moradores são pessoas simples mas felizes.

   Adorei conhecer a ilha! Quero voltar mais vezes. 

Aluna: Letícia
Turma: 801 

Fotos da aula passeio à ilha do Combú





Fotos da aula passeio à ilha do Combú














No dia 17 de junho, deste ano, os alunos das turmas 703 e 801 foram a uma aula passeio à ilha do Combú , junto com os professores Walciléa Cardoso e Paulo Sousa. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, de perto, a beleza dessa ilha - que fica à margem do rio Guamá. Tivemos o apoio da dona Prazeres, moradora da ilha, que foi nossa guia turística, nos explicando sobre a economia da região, curiosidades da ilha, dos moradores, entre outras coisas. Fizemos uma trilha ecológica para conhecer, um pouco, a flora e a fauna presentes na região. Infelizmente, este pequeno paraíso, como tantos outros, tem sofrido com a poluição e com a erosão. Podemos ver os sacos plásticos, geladeiras, sofás, chupetas, que são jogados, pela população, no rio, encalhados em sua margem.  Esta foi, sem dúvida, uma aula inesquecível não só aos alunos como também aos professores, pois podemos vivenciar toda essa experiência in locu e não só em livros, tornando assim o conhecimento mais significativo aos alunos.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013