Páginas

domingo, 8 de junho de 2014

Agradecimentos

A Deus pela inspiração para realização desses trabalhos, aos alunos, pois sem eles nada disso seria possível, aos meus colegas parceiros: Marilene Gursen e Jordânio Coutinho que contribuíram financeiramente para a impressão do dicionário. Muito obrigada! Que no próximo semestre possamos continuar essa parceria. E parabéns aos alunos por mais esta produção!

Dicionário Pai d'égua na Feira do Livro

   








Dicionário Pai d'égua! Dicionário do linguajar paraense exposto na Feira do Livro: stand da editora SANTMEL e no stand da SEMEC

O Dicionário Pai D'égua é um trabalho de pesquisa realizado, na Sala de Informática, por estudantes das turmas de série, dos turnos da manhã e da tarde. O objetivo desse trabalho é o de resgatar expressões populares da fala paraense, pouco usadas (e até desconhecidas) no cotidiano da comunicação, principalmente pela juventude, influenciada pelos meios de comunicação. A língua é a maior expressão cultural de um povo e essa perda de conhecimento e de uso da nossa língua regional implica em perda de identidade cultural. Além disso, é uma tentativa também de valorizar o nosso modo de falar, desmistificando a ideia do certo e do errado, do bonito ou do feio.


Tour por Belém: projeto da sala de informática, intitulado:"Identidade cultural: Belém 400 anos".

No dia 29 de maio, os alunos da sexta série do turno da tarde, fizeram um tour por Belém. Visitamos o Ver-o- Rio, onde estava tendo uma exposição, ao ar livre, sobre os povos indígenas no Brasil. Tivemos a orientação de uma indígena, chamada Jesusmery Prado Machado, da tribo Tukano que nos explicou sobre as obras expostas e a importância de seu povo para a construção e formação do povo brasileiro. Depois, fomos ao complexo Feliz Lusitânia. Lá, podemos contemplar a nossa linda cidade e aprender um pouco mais sobre sua construção. Em seguida, fomos ao Portal da Amazônia e, por fim, visitamos o Mangal das Garças, onde tivemos explanações riquíssimas, dos monitores do espaço, sobre as espécies presentes no local. Contemplamos nossa cidade dos altos da torre do Mangal. Esta aula passeio faz parte do projeto da Sala de Informática, intitulado: “Identidade cultural: Belém 400 anos”, cuja finalidade é mostrar aos alunos a beleza e as riquezas presentes em nossa cidade, em nossa cultura, objetivando resgatar, dessa forma, o orgulho de ser paraense. Gostaria de agradecer o s. Jorge, motorista da SEMEC, pelo apoio.

























Visita ao Parque Estadual do Utinga: projeto da sala de informática em parceria com a sala de leitura, com a biblioteca e com a disciplina de ciências

No dia 08 de maio, os alunos das oitavas séries foram a uma aula passeio ao Parque Estadual do Utinga. Os alunos fizeram uma caminhada na “Trilha dos Macacos”, sob a orientação do cabo Leal. Visitaram a ETA (Estação de Tratamento de Água). A monitora do parque Luana explicou aos alunos sobre as espécies encontradas no local, a importância da preservação da nossa fauna e flora para o equilíbrio do ecossistema. E na ETA, os alunos aprenderam como a água é tratada e como ela chega em nossos lares. Aprenderam também a importância de economizá-la e de não desperdiçá-la, pois ela é um bem finito e de suma importância à sobrevivência dos seres vivos na face da terra. Sem dúvida, foi uma manhã muito produtiva a todos nós. Gostaria de agradecer aos colegas, professores parceiros: Marilene Gursen, Jordânio Coutinho e Rosa Beatriz que me ajudaram a conduzir as turmas a esta atividade extraclasse. Obrigada também a coordenadora Marilene Paiva pelo apoio.













Atividades realizadas pela professora Walciléa Cardoso, na Sala de Informática, 1º semestre de 2014

Foi realizado na Sala de Informática, o Cine Páscoa. O filme exibido foi "A origem dos guardiões". A temática abordada no filme é sobre acreditar nos sonhos, ter esperança de um mundo melhor. Antes do filme, os alunos receberam bombons de chocolate. Após a sessão, foram sorteadas quatro caixas de bombons. Duas no turno da manhã e duas no turno da tarde.